14 fevereiro 2011

Consumo consciente

O Instituto Akatu define o consumo como "um processo de seis etapas que, normalmente, é realizado de modo automático e, mais ainda, muitas vezes impulsivo.
O mais comum é as pessoas associarem consumo a compras, o que está correto, mas incompleto, pois não engloba todo o sentido do verbo. A compra é apenas uma etapa do consumo. Antes dela, temos que decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Depois de refletir a respeito desses pontos é que partimos para a compra. E após a compra, existe o uso e o descarte do que foi adquirido".
Depois que assisti ao vídeo "A história das coisas" fiquei um tempo refletindo sobre as consequências do consumo inconsciente (não deixe de ver, vai mudar sua forma de pensar e agir!).

Os recursos naturais do planeta estão diminuindo numa velocidade assustadora! É preciso agirmos de forma consciente com urgência! E cada um deve fazer sua parte!
Podemos começar tendo o cuidado na utilização da água e da energia elétrica, sem disperdícios! Separando o "lixo" para a coleta seletiva, não jogando óleo de cozinha no ralo ou no solo (faça sabão! ou leve num posto de coleta)!
Vamos começar a observar o que podemos fazer dentro de casa e depois estender isso no trabalho, e em todos os outros lugares, observando de que forma podemos reduzir o consumo das coisas.

Repensar - Reduzir - Reutilizar - Reciclar - essa é a ordem!
Mude sua forma de pensar e agir!
Comece agora! JÁ!

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Carla,
há alguns anos atrás eu trabalhei num curso de Inglês chamado Yázigi que fazia muitas perecerias com o AKATU, numa época fizeram uma revistinha em esp e ing sobre consumo consciente muuuito legal! Além de falar nas salas do Y, visitavamos colégios e tals era bem legal!
Amei a dica.. tô vendo o vídeo!
Um beijo
Tri

Anônimo disse...

Esse vídeo é ótimo, pude vê-lo em aulas de conscientização ambiental e me alertou para deixar de lado hábitos errados e aprender a consumir de forma consciente. A meta desse ano é conseguir reciclar materiais como garrafas pet e papel, para poder reutilizá-los. Muito bacana ver esse tipo de assunto em um blog, parabéns!

Blog da Angélica disse...

Cacá, este teu blog tá muito legal. O conteúdo é ótimo.
Ai que orgulho da minha amiga blogueira...rs
Vou querer umas dicas de design pra colocar no meu, depois voce me passa.
Bjs

Priscila Knechtel disse...

Eu sigo e tento conscientizar o pessoal lá de casa em muitas dessas coisas, mas sei que tenho muito que melhorar ainda. Me sinto feliz só de ser uma pessoa que se preocupa, porque tem gente que se acha super esperta por não cuidar do nosso bem mais precioso!

beijinhos
http://www.deliriosdeconsumo.com/

GIL disse...

Carla, gostei muito deste post de conscientização....bjks...Gil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...